No Brasil reciclamos menos de 5% dos resíduos recicláveis secos – papel, plástico, metal e vidro e quase não há sistema de coleta seletiva porta porta nos municípios. Fomos educados a enviar todo o “lixo” misturado para um aterro ou lixão (no Brasil ainda há mais de 3mil lixões a céu aberto) causando uma serie de problemas ambientais e de saúde pública.
Para se reciclar, quase sempre é preciso uma vontade individual para pesquisar os materiais e procurar um Ponto de Entrega Voluntária para descarte. Cada cidade tem uma rotina e possibilidades (ou não). Se informe na sua cidade quanto aos materiais possíveis e onde destinar ou se há catadores de rua/recicladores. Repense o consumo e o uso de produtos descartáveis, principalmente os de plástico.
A Compostar oferece consultoria para te ensinar a gerir melhor seus resíduos recicláveis, seja em casa ou na sua empresa.
“Um estabelecimento que seja capaz de economizar recursos como água e energia e que seja capaz de reverter seus resíduos transformando-os em benefícios ou fontes de renda, é um conceito inovador e bem-vindo em qualquer sociedade minimamente preocupada com seu futuro e em garantir a sua continuidade.”